domingo, 25 de noviembre de 2018

Nova Visão

Klgo. Alex Cabrera

Preconizando sempre a integração das unidades constituintes do sistema locomotor, chegamos a uma outra perspectiva, diante dos obstáculos encontrados no desenvolvimento do desporto profissional. Um grande obstáculo chamado “Lesão” mobiliza e afeta todos os profissionais envolvidos: atletas, comissão, diretores, empresários, clubes. Com isso um dispêndio de grandezas recuperáveis como dinheiro, porém outras insubstituíveis como o tempo. Há portanto um grande problema a ser visto.

Klgo. Alex Cabrera miembro de la Red Pleokinetic


Estudo muito interessante foi realizado no Uruguai: (Panasiuk, 2009) relata a prevalência das principais lesões no futebol profissional. O resultado apresentado foi: 4% lombalgias, 39% lesões traumáticas e incríveis 57% de lesões musculares. Dentre os 1778 atletas diagnosticados, 1018 casos. E como consequência do resultado, podemos prever o afastamento do atleta para tratamento, comprometendo a equipe, condicionamento e desenvolvimento da performance do mesmo.

O fator fisiológico individual interfere muito no retorno aos campos, portanto a maneira mais benéfica de atuar nesse sentido seria com a prevenção.

Outro fator que demonstra a pesquisa, é que dos grupos musculares em lesão os isquiosurales são os mais acometidos.

Um outro estudo (Van de Hoef et al., 2017), os autores enfatizam que mesmo com os mais variados trabalhos de exercícios de prevenção realizados para os isquiosurales, nada se modifica nos índices de acometimento dos mesmos.

Abrimos aqui então uma janela referente ao nosso primeiro parágrafo; a proposta em olhar por um outro ângulo a ocorrência das lesões. Claro que há a vigência de sobrecarga, de partidas e o aumento significativo da competitividade e dos índices relativos aos desgastes físicos e psicológicos. Porém há alguns fatores que não são tão abordados, um deles; integração dos sistemas envolvidos, sequer abordamos a integração das articulações envolvidas na prática do desporto. Um exemplo explícito é a busca do trabalho somente no local da lesão. Se os isquiosurales estão comprometidos, podemos olhar para o quadril, que este por sequência sofre uma grande influência do recrutamento dos paravertebrales e mesmo dos músculos abdominais. Há então grande trabalho a ser realizado para o desenvolvimento não de novas práticas, sim de novos olhares.

No hay comentarios:

Publicar un comentario